Sermão: 'Cheios da Graça'

'Cheios da Graça' é um sermão que fala sobre a profundidade da graça de Deus, um novo coração, um novo espírito e uma nova perspectiva de vida através de uma transformação realizada pelo próprio Deus em nós. É um ótimo tema e sermão para pregar em sua igreja.



Título: 'Cheios da Graça'
Leitura - Ezequiel 36: 26 à 28


Introdução:
Na escrita chinesa, palavras são formadas por figuras; a palavra 'justiça' é representada no vocabulário chines pela fígura de um cordeiro e um homem. O cordeiro aparece em cima do homem ...
 Digo isto porque Jesus Cristo é o cordeiro que nos cobre, nos salva, nos livra...  Quando Deus o Pai olha lá de cima Ele vê primeiro o Cristo seu Filho amado, e você, eu, nós estamos debaixo da graça de Cristo, o cordeiro que nos cobre que nos "esconde".
   Jesus Cristo morreu por você numa cruz, isso é a graça de Deus, o cristão é alguém a quem a graça chegou, a graça aconteceu, o cristão não é alguém que aceitou uma religião, cristão não é aquele que participa de uma igreja, cristão é aquele ou aquela a quem a graça de Deus alcançou; se não há graça não há cristianismo, a graça é o cristianismo em ação, todo cristão é alguém cheio da graça de Deus. Por isso vamos meditar hoje, A GRAÇA NÃO SOMOS NÓS MUDANDO; GRAÇA É DEUS NOS TRASFORMANDO, quais os resultados desta graça:!?



1 - A graça resulta em um novo coração(verso 26a)

Deus tem uma visão totalmente diferente da que eu e você temos e podemos alcançar; Ele vê em você um milagre prestes a acontecer, uma obra-prima prestes a ser surgir, ser notória e maguinifica. Deus viu isso em você um dia, Deus vê isso em você; e é por isso que hoje você está aqui! Por isso você abandonou os bares, as farras, as crendices populares, as orgias, porfias, infidelidade, e hoje você é uma pessoa totalmente na "contra-mão" do mundo.
Não há nada de bom em nós, que nos possa aproximar de Deus, mas Deus com os seus olhos de onipotência olhou no mais profundo do seu interior e viu lá um coração novo, um novo coração que Ele mesmo colocou em você; por intermédio do sacríficio de Cristo.  Nova vida, novas obras, novas escolhas, não é possível sem um coração totalmente novo;  o próprio Senhor Jesus nos  declara que para entrar no Reino dos céus, é necessário nascer de novo.
 

O que nós acompanhamos em Ezequiel 36 do verso 16 a seguir é a restauração da comunidade de Israel, o povo de Deus precisava de restauração, quem de nós pode nascer de novo? Somente Deus com sua graça maravilhosa pode ainda nos dias de hoje nos transformar, nos fazer nascer de novo. Jesus nos convida a sermos mansos e humildes, amorosos e altruístas, honestos e santos, em nossos negócios e em nossos relacionamentos - para o ser humano isso só é possível mediante a transformação pela graça e tão somente pela graça, aonde não temos méritos nenhum!


2 - A graça resulta em um novo espírito(verso 26b)
 Mas a graça resulta também em um novo espírito. Quem nunca ouviu a tão 'famosa' frase: Deus quer o coração. Certa vez estive no culto jovem em uma igreja evangélica 'moderna', atual, e pude perceber que a palavra de ordem era: "Deus quer o coração"; não importa o exterior, não importa o que você come, não mude sua 'personalidade', Deus te quer assim, quer que você declare que o ama, que você grite que ama a Deus! 
 Os 'membros' de hoje são exigentes, igrejas antiquadas aos 'gostos populares' estão ficando vazias, enquanto as outras estão cada vez mais 'cheias'. O que isso tem haver com novo espírito?? No verso 26 do capítulo 36 de Ezequiel, Deus declara: 'eu colocarei em vocês um novo espírito. Quando eu vejo chamadas para eventos como: "carnaval com Cristo", eu fico pensando comigo mesmo: será que é este o novo espírito a que Deus se refere? Um espírito em que há carnalidade junto com espiritualidade!? Acredito que não...
 

Quem bebia; que não beba mais, quem roubava; que não roube mais, quem era 'pão duro'; que seja generoso, quem era arrogante; que seja humilde, quem era egoísta; que seja altruísta, quem tinha prazer na carne; agora tenha prazer no espírito...  Um novo espírito, que nos molda e nos refaz (lembre-se, nós falamos de um novo coração), já viu motor velho com lataria nova? Ou uma lataria totalmente nova reluzente e um motor velho, fumando, vazando óleo... 

 Novo coração combina apenas com novo espírito, por isso eu custo acreditar que possamos receber de Deus um novo coração e continuar com as 'velhas' obras, as velhas práticas.
 Algo mudou por dentro, algo está mudando por fora, a transformação outrora ocorra de fora para dentro - ela não é só interior ou apenas exterior; crente que parece ser crente não quer dizer que é 'cristão', crente que muito ora, jejua, e prega a salvação pela graça ainda precisa ter porte e conduta cristã.  Um coração contrito pode bem se derramar em lágrimas diante de Deus, em um culto, em uma devocional, e um monte de oração, mas só um espírito novo transforma em obras o novo coração que está dentro de você.


3 - A graça resulta em uma nova vida(verso 27)

 Deus nos transforma por amor de Cristo para sermos os seus adoradores. Somente a soma de coração novo + espírito novo , resulta em uma nova vida. O cristão é o resultado de um coração novo e um espírito novo; é preciso nascer da água e do espírito, é preciso ter coração novo e espírito novo para pertencer ao reino dos céus.
 A graça é Deus nos mudando, causando a mudança que precisa acontecer, a graça é um Deus que não nos pede aquilo que não podemos conceber, a graça é um Deus que nos dá aquilo que nós não poderíamos jamais comprar, um presente imerecido, um favor, a graça é Deus dizendo: do modo em que vocês estão vocês não poderão jamais ver a Glória de Cristo, mas para ver a Glória do Cordeiro vocês terão de nascer de novo, e já que vocês não podem conseguir tal coisa eu mesmo farei para vocês; lhes darei um coração novo, colocarei em vós um espírito novo e vocês me seguirão, serão meus filhos e eu vos serei por Pai, não porque vocês mereceram e não por amor a vós; mas por amor ao meu Filho que trás sobre si a vida de cada um de vocês.
 A nova vida começa! Deus nos salvou pela graça, o novo coração é cheio de amor e humildade, mansidão e sinceridade. O novo espírito em nós tem sede de viver as coisas de Deus, o novo espírito diz; não as coisas do mundo e acha prazer na lei do Senhor, o novo espírito despreza a vaidade para ser submisso ao Rei dos Reis e Senhor da Glória.

Conclusão:

 Concluímos que a graça é Deus nos moldando, a pessoa transformada pela graça passa pela restauração; aonde Deus lhe concede novo coração e também novo espírito, resultando em uma nova vida - vida de verdadeiro adorador - um cristão, um discípulo de Cristo nasce por meio da restauração pela graça.

 Deixe Deus completar em você o que Ele já começou, aceite esse Jesus e venha andar na luz, Deus tem um transplante para fazer em você também, hoje ainda Deus pode te dar novo coração e novo espírito! Você vai viver uma nova vida! Melhor e mais proveitosa! Porque Deus o guiara e os caminhos do Senhor são retos e as suas palavras são mais doces do que  mel. Aceite o Senhor Jesus na sua vida, faça aliança com teu Deus hoje e comesse logo a viver uma nova vida que Deus preparou para você. Amém!!!

Teste - Teste

 
2011 Sermões e Reflexões | Blogger Templates for Over 50 Chat Sponsors: Short People Club, Michigan Mechanical Engineer Jobs, California Dietitian Jobs