Sermão: Semear é Preciso

Mais um sermão para aplicação e pregação. Visamos disponibilizar cada vez mais material para suas pregações e palestras. O sermão de hoje fala sobre o semear, semeador e semente.

Título: Semear é Preciso

Leitura: Marcos 4: 3 - 8

Introdução:
No dia 7 de maio de 1946, Roger Simms, que acabara de dar baixa do exército americano, estava pedindo carona para voltar para casa quando um comerciante dirigindo um Cadillac novo parou no acostamento.
- Vai para Chicago? - perguntou o motorista.
- Até lá, não - respondeu Simms, enquanto entrava no carro. - O senhor mora em Chicago?  - Sim, meu nome é Hanover e sou comerciante em Chicago.
Enquanto viajavam, Roger, um cristão, sentiu-se 'tentado' a fazer um contato missionário com seu benfeitor, mas deixou para mais tarde. Finalmente, a 30 minutos de seu ponto de destino, não conseguiu mais resistir ao impulso e falou.
- Sr. Hanover, eu gostaria de dizer-lhe algo muito importante. - E apresentou a seu novo amigo, de modo discreto e atraente, a necessidade de uma entrega pessoal a Cristo. Concluiu com um apelo para que o Sr. Hanover recebesse a Cristo como seu Salvador e Senhor.
O Sr. Hanover, que havia falado pouco durante o testemunho de Roger, conduziu o carro até ao acostamento da rodovia e parou. E ali, naquele momento, entregou a vida a Cristo.
- Esta é a coisa mais maravilhosa que já me aconteceu - disse ele, com lágrimas nos olhos. Poucos quilômetros adiante, o Sr. Hanover deixou Roger em seu destino.
Cinco anos transcorreram. Certo dia, Roger decidiu visitar o homem que lhe havia dado carona. Dirigindo-se à Empresa Hanover, disse que queria ver o proprietário. Em lugar dele, veio a Sra. Hanover. Quando Roger lhe pediu notícias do esposo, soube que o Sr. Hanover havia morrido num acidente automobilístico a poucos quilômetros de casa, no mesmo dia em que Roger o havia conduzido a Cristo. Durante anos a Sra. Hanover tinha orado pela conversão do marido. Que conforto foi, para ela, saber que ele havia aceitado a Cristo antes de morrer!
Um cristão deve estar sempre pronto a testemunhar por Jesus. "Prega a palavra", diz Paulo, "insta, quer seja oportuno, quer não." II Tim. 4:2. Hoje, ao sair para o trabalho e encontrar pessoas, permita que o Espírito Santo lhe mostre maneiras de dar um testemunho cativante em favor de Cristo.

O semeador e a semente:

 Verso 3: "Eis que o semeador saiu semeando" . Observem que coloco aqui uma 'leve' interpretação pessoal do texto; se o semeador saiu a semear, logo então podemos intensificar a ação: 'o semeador saiu semeando'.   Notem que o semeador é alguém,  alguém quem? Não o temos definido pois este semeador pode ser qualquer um. Mas importante que o semeador é a semente; não pode haver um semeador se não houver semente.  Aqui a semente ela é levada, é lançada à terra, de forma que é preciso haver uma ação por parte do semeador; esta é justamente o semear.


 Eu, você, todos nós! Semeadores desta semente, esta semente é a palavra, a semente precisa encontrar terra e sozinha ela não vai achar, é preciso que semeadores saiam a semear! Sair, ir, no texto que lemos Jesus está preocupado comigo e com você, Jesus tem sua própria experiência de pregação e de rejeição da palavra e então traduz isto em forma da parábola do semeador.  Jesus quer a mim, quer a você, Ele quer semeadores, Ele sabia que haveriam semeadores. Jesus viu pessoas dispostas a pregar uma palavra santa e pura, gente que não fica em casa, gente que não se prende à programas de televisão. Gente que não olha para relógio nem calendários.

 Quando trocamos pequena parte do texto para: "saiu semeando" queremos aqui deixar um dos mais importantes ensinamentos sobre o semeador: NÃO SE ESCOLHE TRECHO DO CAMINHO, SE SEMEIA EM TODA A EXTENSÃO DA TERRA! Aonde você tem lançado a palavra? Você tem feito acepções de pessoas? Você tem tirado um horário apenas para isso? Ou você tem no seu dia a dia levado a palavra a todo homem em todo lugar? Você tem lançado a palavra desde o amanhecer até ao por do sol? Você pode lançar a palavra enquanto trabalha, você pode lançar a palavra enquanto estuda, você pode lançar a palavra enquanto pratica corrida no parque, enquanto faz compras, enquanto espera na fila do banco e muito mais.

Quatro Adversidades:
 Verso 4: "... e chegaram as aves do céu e a comera". Não desanimes é semeador! As adversidades existem, Jesus passou por isso e os seus discípulos também. A semente caída na beira do caminho, ó se não é isso o mais corriqueiro caso entre todos nós; palavra que não tem retorno, palavra que não é recebida, ninguém da ouvidos, ninguém chega a se importar com ela. As aves a comeram, quem passou por ali já não viu semente alguma, a beira do caminho elas simplesmente sumiram, não tem chance nenhuma de germinar e chegar a dar frutos. Me diga você se nos dias atuais não é esse um dos casos mais corriqueiros; a palavra é lançada mas não há ninguém que se interesse.

 Verso 5: "... e nasceu logo; porque não tinha terra profunda" Viva! Quanta alegria quando pregamos e logo alguém se pré dispõe a nos ouvir mais, onde a palavra tem fácil acesso e boa aceitação. Logo nasce, pois não há terra funda, brota rapidamente e ao que parece é essa sim vai render frutos logo logo! Me permita te interpelar com a seguinte pergunta: já não presenciou em toda sua vida situação em que várias pessoas erguem as mãos durante um culto, uma pregação, se entregando a Jesus. E permitam me dizer: como na história; dos dez leprosos apenas um voltou, aqui também lidamos com pessoas que ao levantar a mão e se entregar a Jesus nunca mais voltam a pisar na igreja. Pessoas que recebem a palavra, comparecem a reuniões de estudo e logo nos dão sinais de que ai sim a palavra germinou.
 
 Mas tudo não passa de terra rasa, raiz não pode se fixar ai, qualquer coisa a escandaliza, porque não tem sustento profundo, VEJA TAMANHA É A IMPORTÂNCIA DO DISCIPULADO,  a essa palavra lançada em meio a pedregais nada mais é que um rebanho que precisa de acompanhamento, por isso olhe o zelo na hora de discípular, acompanhar e aconselhar vidas que estão chegando à igreja. Pode ser um caso de semente em meio a pedras, ainda podemos salvar esses se com disposição e insistência praticarmos o discipulado.

 Verso 7:
"...sendo sufocada não deu frutos" Chegamos ao terceiro estagio amados irmãos; se bem disciplinado o rebanho "dos pedregais" se tornam o "rebanho dos espinhos" . A semente entre meio espinhos é o que separa cristãos superficiais de verdadeiros cristãos em Cristo Jesus. Quantas igrejas estão cheias de membros, mas faltam discípulos, quantas estão abarrotadas, mas faltam lideres cheios do espírito. Acontece que somos entregue todos os dias à vaidade e o mundo abre sua boca para nos tragar, se nós não vigiarmos, qualquer um de nós pode ser a terra espinhosa, tendo nosso brilho e 'sabor' ofuscados pelo mundo e seus deleites. Igrejas que não se posicionam, que não defendem a todo custo a verdade, pastores que pregam 'meias palavras'. Estamos cada vez menos 'frutíferos'; ou será que não percebemos a escassas de batismo pelo espírito, dons de línguas e interpretações, curas, etc?


  Os espinhos estão crescendo, a palavra sendo sufocada, os crentes estão sem vida sem 'beleza' , como uma vide sem flor sem frutos. É hora de aparar os espinhos, quem disse que ai não há uma terra boa? Quem disse que ai não há arvores robustas e frutíferas? Apenas esperando por alguém que possa 'limpar' os espinhos, cortas, deixando com que a semente germine, cresça e floresça! É preciso cuidar! Pastores e lideres, muitos se perdem por falta de cuidados, por acharmos que já estão prontos, mas na mesma terra boa que germina uma semente também se desenvolvem os espinhos.

 Verso 8: "E caiu em boa terra, deu fruto, vingou e se desenvolveu..." A felicidade dos semeadores, uma terra boa em que germine a semente, cresça e de frutos apreciados. Uma terra livre de pedregulhos, livre de pragas espinhos e ervas daninhas, Há! Um coração aberto a pregação da palavra, um discípulo 'nato' em pouco tempo está firme e semeando também a semente. Ó oxalá que todos fossem  assim! Mas infelizmente não o são, de quatro adversidades apresentadas, uma só é a de alegria! Veja você, seria as chances de erros maiores do que as de acerto?? É bem provável que sim, Jesus passou por decepções, mas Ele é Deus, eu e você quando nos decepcionamos é bem mais dolorido e difícil de nos recuperarmos! Mas ó semeador, não desista ainda, existem sim os pássaros que não dão chance nenhuma à palavra, os pedregais que não deixam-na fixar raízes e por fim os espinhos que não a deixa respirar e crescer.

 Mas há terra boa! Deus mesmo a preparou que nós não desanimássemos tão cedo, terra que se planta e se dá, terra que se colhe. Sim muitos há que de bom grado receberam a palavra. Mas também há de antemão semeador os cuidados que requerem as semente que estão nas pedras e espinhos, ainda podemos fazer mais ainda podemos alcançar os que estão 'cambaleantes' nesta jornada.

Conclusão:
  Semeador somos todos nós, do menor ao maior, quem semeia a palavra não importa se é homem, criança, jovem, ancião ou mulher. Se negro, amarelo, moreno ou pardo. Para o dono da semente todos são de igual modo valorosos! Semeie sem olhar a quem, sem olhar as adversidades.
  NÃO seja terra pedregosa, fixe raiz em cristo, estude a palavra, procure a doutrina, aceite a exortação e o sol não te queimará por ser 'raso' de mais o seu apoio.  NÃO deixe jamais os espinhos te sufocarem! Sua terra pode ser boa, fale com seu pastor, seus líderes, não se deixe cegar pelas maravilhas deste mundo que sufocam e que ofuscam. SEJA terra boa abra seu coração e receba de bom grado toda correção da parte de Deus e saia logo a semear também! Você foi chamado para isso!

Teste - Teste

 
2011 Sermões e Reflexões | Blogger Templates for Over 50 Chat Sponsors: Short People Club, Michigan Mechanical Engineer Jobs, California Dietitian Jobs